Tempo seco e sol continuam a predominar em Goiás nesta semana
Estado de Goiás continua a semana sob tempo estável, sem previsão de chuva, com sol predominante, temperaturas em elevação e alerta para queimadas.

A semana continua com predomínio de sol em todas as regiões do estado de Goiás. Conforme o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), não há previsão de chuva para a quarta-feira, 21 de maio. A tendência é de madrugadas com temperaturas amenas e tardes com calor em elevação.
Clima seco e temperaturas em alta
A capital Goiânia deverá registrar mínima de 16 °C e máxima de 30 °C, com umidade relativa do ar oscilando entre 40% e 90%. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 13 °C e 33 °C, com destaque para o norte goiano, onde cidades como Porangatu e Aruanã atingem as máximas mais elevadas.
A ausência de precipitações se estende por toda a semana. A situação marca oficialmente o início do período de estiagem, caracterizado por clima seco e queda significativa nos volumes de chuva.
Estiagem já afeta recursos hídricos
De acordo com o CIMEHGO, os níveis dos rios que cortam o estado já apresentam recuo. O Rio Araguaia, por exemplo, apresenta queda em Aragarças e Aruanã desde o início do mês. Em Nova Crixás, os níveis estão dentro da faixa de normalidade, porém abaixo da mediana.
Situação semelhante é observada nos rios Paranã, Vermelho e Meia Ponte. Este último, monitorado em Goiânia e Itumbiara, segue com níveis abaixo da mediana e próximos ao limite inferior da normalidade.
Regiões com mais dias sem chuva
Até 20 de maio, o CIMEHGO contabilizou até 19 dias consecutivos sem precipitação significativa (menos de 0,5 mm/dia) em algumas regiões. O sudoeste, sul, leste e central de Goiás já acumulam pelo menos 16 dias consecutivos sem chuva. No oeste, são 13 dias e, no norte, seis.
A contagem foi implementada oficialmente em 1º de maio como forma de orientar ações preventivas, apoiar a agricultura, proteger os recursos hídricos e mitigar o risco de incêndios.
Alerta para queimadas
O boletim também emitiu prognóstico de risco de incêndio em todas as regiões do estado para o dia 21 de maio. Devido à baixa umidade e à vegetação seca, o ambiente está altamente propício para queimadas, sobretudo em áreas de conservação ambiental.
Entre as unidades com risco elevado estão o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, a Floresta Estadual do Araguaia, o Parque Estadual dos Pireneus, o Parque Estadual da Serra Dourada, além das APAs Serra da Galés, Pouso Alto e Serra Geral de Goiás.
Umidade do ar em níveis críticos
A Organização Mundial da Saúde considera a umidade relativa do ar abaixo de 30% como fator de risco à saúde. Em Goiás, para o dia 21/05, espera-se que muitos municípios fiquem no limite inferior, com índices mínimos entre 30% e 40%. Isso acende o sinal de alerta especialmente para crianças, idosos e trabalhadores rurais expostos ao calor.
Recomendação às comunidades rurais
O CIMEHGO reforça a importância de atenção a alertas meteorológicos durante o período seco, pois variações rápidas nas condições atmosféricas podem provocar rajadas de vento e incêndios. A recomendação é evitar qualquer tipo de queima não autorizada e reforçar a vigilância sobre áreas de plantio e pastagens.
COMENTÁRIOS