Seja bem-vindo
,05/07/2025

  • A +
  • A -

Bionematicida reduz em até 65% nematoides no solo

Produto biológico reduz em até 65% a presença de nematoides em culturas como soja, milho, alface e tomate, segundo estudos de campo no Brasil.


Bionematicida reduz em até 65% nematoides no solo

Soluções biotecnológicas têm se mostrado eficazes no manejo de nematoides em lavouras brasileiras, contribuindo para o aumento da produtividade e a saúde do solo. Entre elas, destaca-se o bionematicida microbiológico Reli3ver, desenvolvido pela Alltech Crop Science, que utiliza uma cepa exclusiva da bactéria Bacillus subtilis.

Em áreas produtoras como Goiás e o Noroeste de Minas Gerais, onde os nematoides representam uma ameaça constante ao sistema radicular das plantas, o uso de tecnologias sustentáveis tem ganhado espaço. Os patógenos podem comprometer até 60% das colheitas, segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), o que representa perdas anuais de R$ 35 bilhões no agronegócio — sendo R$ 16,2 bilhões somente na soja.

Resultados comprovados em diferentes culturas

Estudos realizados em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e instituições do setor agrícola mostram que o Reli3ver é capaz de reduzir significativamente a população de nematoides. Nas lavouras de milho em Rio Verde (GO), pesquisas conduzidas pelo Instituto Goiano de Agricultura (IGA) demonstraram redução de 65% no número de nematoides por grama de raiz.

Na cultura da soja, os resultados de campo indicam uma diminuição de 44% desses patógenos. Em hortaliças, o desempenho também é expressivo: 63% de redução no alface e 48% no tomate, sempre com acréscimos relevantes na massa radicular e na produtividade final das plantas.

“O uso do Reli3ver promove o equilíbrio microbiológico do solo, protege o sistema radicular e favorece o crescimento das raízes, o que amplia o potencial produtivo das culturas”, afirma Matheus Medeiros, engenheiro agrônomo e gerente de desenvolvimento de mercado da Alltech Crop Science.

Papel da biotecnologia na safra 2024/25

Na atual safra de soja 2024/25, o Brasil colheu bons resultados, impulsionado pelas condições climáticas favoráveis, com chuvas bem distribuídas ao longo do ciclo. Segundo Medeiros, nesse cenário, o papel da biotecnologia é determinante, ao fornecer estímulos nutricionais e fisiológicos que elevam o desempenho das plantas.

“Nosso objetivo é ajudar o produtor a superar desafios do campo por meio de tecnologias que promovem saúde vegetal e sustentabilidade econômica”, acrescenta o gerente.

Soluções serão apresentadas na AgroBrasília

A linha completa da Alltech Crop Science, incluindo o Reli3ver, será apresentada na AgroBrasília, feira que ocorre de 20 a 24 de maio na capital federal. O evento atrai produtores de estados como Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins e é considerado o principal encontro agrícola do Centro-Oeste.

O estande da Alltech será compartilhado com a Verdiza, distribuidora com mais de 25 anos de atuação na região e parceira da empresa há mais de duas décadas. “Teremos condições comerciais exclusivas e uma expectativa elevada de negócios com produtores que buscam inovação e rentabilidade com sustentabilidade”, diz Medeiros.

Estrutura e atuação da empresa

A Alltech Crop Science é a divisão agrícola da multinacional Alltech, voltada ao desenvolvimento de soluções naturais com tecnologia de ponta. A Alltech Crop Science do Brasil é composta pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).









COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.