Sustentabilidade e desempenho com fertilizantes orgânicos
Empresa de SC desenvolve fertilizantes a partir de cama de aves, promovendo equilíbrio nutricional, eficiência produtiva e sustentabilidade no campo.

A catarinense Terraplant Fertilizantes tem investido em soluções orgânicas e organominerais para enfrentar um dos grandes desafios da agricultura brasileira: a perda de matéria orgânica no solo, agravada por fatores climáticos extremos como chuvas intensas e estiagens prolongadas.
Segundo o coordenador de pesquisa da empresa, Alex Becker, os fertilizantes organominerais desenvolvidos pela Terraplant atuam na entrega contínua e balanceada de nutrientes essenciais. “Eles fornecem entre 12 e 13 nutrientes, entre macro e micronutrientes, com liberação gradual ao longo de todo o ciclo produtivo da cultura”, explica o especialista, que também é doutor em ciência do solo.
Ação nas três dimensões do solo
A atuação dos fertilizantes ocorre simultaneamente nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. O uso contínuo melhora a estrutura física, a porosidade e a densidade do solo, além de estimular a microbiota local. Essa combinação favorece o enraizamento e amplia a capacidade de retenção de água e nutrientes.
O diferencial dos produtos está no uso exclusivo da cama de aves como matéria-prima, um resíduo orgânico proveniente da avicultura. “Estamos promovendo uma agricultura circular, com menor impacto ambiental e maior eficiência agronômica. Utilizamos um resíduo que volta à cadeia produtiva em forma de alimento”, afirma Becker.
Portfólio versátil para todas as culturas
Com 30 formulações disponíveis, a Terraplant oferece soluções para uma ampla gama de culturas, desde grãos e hortaliças até frutíferas e cana-de-açúcar. A empresa atende sistemas produtivos diversos e está alinhada com práticas sustentáveis, como a agricultura regenerativa e diretrizes ESG.
Entre os destaques da linha está o Miner OXI, fertilizante premium da marca. Desenvolvido para maximizar a eficiência da absorção de nutrientes, o produto se diferencia por sua formulação seca e homogênea, que facilita a aplicação mecanizada e corrige o pH do solo. “Trabalhamos com inovação para oferecer alimentos mais saudáveis, começando com uma planta bem nutrida”, destaca Becker.
A proposta do Miner OXI é entregar mais resultados por hectare, com menor perda de nutrientes e custos otimizados. Segundo a Terraplant, a aplicação correta desse tipo de fertilizante contribui para o aumento da produtividade, sustentabilidade do solo e rentabilidade do produtor.
COMENTÁRIOS