Soja e milho dos EUA têm redução de áreas sob seca
Áreas de soja e milho sob seca nos EUA recuaram 6 pontos percentuais na última semana, segundo o USDA, com dados até 29 de abril.

As lavouras de soja e milho dos Estados Unidos registraram redução nas áreas afetadas pela seca na última semana. Os dados são do Drought Monitor, relatório climático divulgado na quarta-feira (1º) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), com informações coletadas até o dia 29 de abril.
No caso da soja, a proporção de áreas em condição de seca caiu de 21% para 15%, um recuo de 6 pontos percentuais em sete dias. Há um ano, no mesmo período, o percentual era de 16%, indicando leve melhora nas condições atuais em relação a 2024.
As lavouras de milho seguiram a mesma tendência. As áreas em situação de seca caíram de 26% para 20% no intervalo de uma semana. No comparativo anual, o dado representa um aumento, já que em igual período do ano passado 16% das lavouras estavam sob seca.
O relatório também aponta mudanças nas lavouras de trigo. As áreas de trigo de primavera em condição de seca recuaram de 49% para 37% em uma semana, mas ainda permanecem acima dos 28% observados no mesmo período de 2024.
Já o trigo de inverno apresentou uma melhora mais significativa. As lavouras sob seca caíram de 33% para 23%, índice próximo ao registrado em 2024, quando 22% das áreas enfrentavam esse cenário climático.
Para o algodão, no entanto, o quadro permaneceu estável. As áreas sob seca seguem em 21%, percentual consideravelmente superior ao observado no mesmo período do ano passado, quando apenas 9% das lavouras estavam nessa condição.
COMENTÁRIOS